O sportswear tecnológico da Acronym

acronym streetwear brasil 01 - O sportswear tecnológico da Acronym

Fundada em 1994, por Errolson Hugh e Michaela Sachenbacher, a marca alemã Acronym é definida pelos fundadores como uma “unidade de guerra”, ao misturar tecnologia, militarismo e futurismo em peças funcionais para uso diário. Hugh teve a ideia quando começou a praticar karatê aos 10 anos, inspirado pelo tradicional uniforme: o karategi.

acronym streetwear brasil 02 - O sportswear tecnológico da Acronym
Errolson Hugh e Michaela Sachenbacher (Foto: Paul Black)

As roupas possuem tanta tecnologia que precisaram de um dicionário próprio, com os termos e definições para que os consumidores pudessem entender tudo que é implementado. Cada peça é recheada de bolsos visíveis e compartimentos secretos, além dos chamados “subsistemas”, como elásticos e travas removíveis, tudo detalhado e especificado na descrição de cada item.

Além disso, quem compra uma peça precisa saber a diferença de cada tecido usado, para aproveitar melhor sua função. Entre a variedade de materiais está a conhecida membrana de teflon expandido, GORE-TEX®, que repele água e é resistente a ventos, e o Super Composite Skin (SCS), que permite a secagem rápida de uma peça molhada ou encharcada.

acronym streetwear brasil 03 - O sportswear tecnológico da Acronym

acronym streetwear brasil 04 - O sportswear tecnológico da Acronym

COLEÇÕES

O processo de criação da primeira coleção demorou três anos. Lançada em 2002, com tiragem limitada de 120 unidades, a “Kit-1”, era mais um projeto audiovisual do que uma linha de roupas. Trazia apenas uma jaqueta e uma mala juntamente com trilha sonora, software e catálogo conceitual. A aceitação foi boa levando o nome da marca para revendedores como a conceituada butique Colette, que recebeu as peças de sua primeira coleção completa lançada no ano seguinte.

acronym streetwear brasil 07 - O sportswear tecnológico da Acronym

Mesmo não investindo nada em marketing e em divulgação a Acronym continuou ganhando fãs, principalmente dos adeptos do estilo techninja (nome dado para pessoas que utilizam roupas tecnológicas com pegada urbana e futurista, inspirado pelos ninjas japoneses). Desconhecida até então pelo grande público, a marca chegou a um patamar após ser convidada pelo CEO da Nike, Mark Parker, para resgatar a linha urbana esportiva ACG e recriar o clássico Air Force One.

O sneaker futurista dividiu opiniões entre os sneakerheads mundo a fora sendo considerado um daqueles que você ama ou odeia. Seu sucesso foi inegável, fazendo com que a Nike colaborasse novamente com a Acronym, desta vez, em versão do modelo Presto, que chega aos revendedores da Nike Lab no mundo todo, incluindo o Brasil, dia 15 de setembro.

Acronym x Nike Lunar Force 1 SP (Foto: HAVEN)
acronym streetwear brasil 05 - O sportswear tecnológico da Acronym

Acronym x Nike Air Presto (Foto:Sneaker News)
acronym streetwear brasil 06 - O sportswear tecnológico da Acronym

Em sua coleção mais recente Errolson e Michaela apostaram na cor preta fosca que predomina nos variados tipos de jaquetas e calças com mil compartimentos. O grande destaque fica por conta da colab com a NemeN, marca italiana especializada em outerwear. A jaqueta J28-K traz tingimento em degradê único com cores que se mesclam perfeitamente. Produzida peça a peça na Itália conta com tecido importado do Japão a prova d’água e de vento.

acronym streetwear brasil 08 - O sportswear tecnológico da Acronym

acronym streetwear brasil 09 - O sportswear tecnológico da Acronym

acronym streetwear brasil 10 - O sportswear tecnológico da Acronym

acronym streetwear brasil 11 - O sportswear tecnológico da Acronym

acronym streetwear brasil 12 - O sportswear tecnológico da Acronym

acronym streetwear brasil 13 - O sportswear tecnológico da Acronym

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *