Em busca do consumo consciente

4. post youtube - Em busca do consumo consciente

Diariamente somos bombardeados através das redes sociais com novas coleções, parcerias e lançamentos exclusivos. Esse fenômeno faz parte do nosso cotidiano atual e muitas vezes estamos tão imersos dentro dessa bolha que não paramos para pensar sobre nossa forma de consumir.

A demanda por likes e aceitação é gigantesca, o que acaba levando as pessoas a acharem que estão sempre um passo atrás dos que consideram como modelo e influenciador. Calma! Eu venho aqui para te tranquilizar e dizer que o mundo não vai acabar se você não tiver um boné da Supreme, uma camiseta com o triângulo da Palace e um adidas Yeezy 350. Concordo que é legal ter poder aquisitivo para se manter sempre atualizado com o que está rolando lá fora. Mas o papo aqui é outro, quero falar sobre consumo consciente.

Tenho certeza que você já deve ter comprado algo e depois bateu aquele arrependimento, aquele sentimento de culpa, de que não era necessário comprar aquilo, naquele momento. Isso faz parte do ser humano, buscar algo que te faça bem, que dê um up no visual, que te deixe satisfeito. O que estamos presenciando é uma busca por algo inatingível, uma felicidade eterna que tem de ser mantida com mais e mais peças de roupas e tênis.

Eu sei, é legal ter aquele pisante foda que todo mundo quer ter ou então aquela colab exclusiva que só foi lançada na loja Y em quantidades limitadíssimas. É legal, mas é necessário? Você realmente precisa comprar tudo que é lançado só para se encaixar em um certo grupo? Acho que mais importante do que isso, é você pensar em peças e calçados que realmente terão utilidade no seu dia a dia. Sneakers pegando poeira no armário e cabides abarrotados de roupa que você nem lembra que tem só te deixarão mais perdido e te levarão a uma busca infinita pela satisfação impossível de ter tudo.

Como dizia o DJ Khaled, “Simplicidade é a chave do sucesso”. Temos que fazer esse exercício, de menos é mais, e comprarmos o que realmente iremos usar e que vai durar uns bons anos. Nós sabemos que dinheiro não dá em árvore e por que não usar ele de forma correta com mais consciência? Deixo essa pergunta para vocês hypebeasts e sneakerheads.