5 anos de Streetwear Brasil

streetwear brasil aniversario cinco anos - 5 anos de Streetwear Brasil

Hoje o Streetwear Brasil completa oficialmente cinco anos de existência. Então, segura que lá vem textão.

Na verdade o blog só veio receber esse nome dois anos após sua fundação. O Men Streetwear BR, como era chamado inicialmente, surgiu com um simples intuito de informar da forma mais clara possível o que rolava no cenário do streetwear mundial e brasileiro. Nesses cincos anos muita coisa mudou, o layout, o texto, a abordagem, mas algumas coisas se mantiveram intactas, como a vontade de trazer o melhor conteúdo, buscar coisas diferentes, falar sobre marcas novas e expandir o conhecimento.

Não entramos nisso por modismo. Aparecer em fotos de rolês famosos, ir em festinhas VIP, ganhar presentinhos de marca X, puxar saco de pessoas influentes para aparecer, essas coisas nunca fizeram nossa cabeça. Claro, nós queremos ser conhecidos, mas pelo nosso trabalho, afinal ele é fruto de muita dedicação e esforço. Tudo isso para que você, nosso leitor, esteja por dentro de tudo com propriedade e não com conteúdo jogado, totalmente traduzido e sem nexo.

Hoje falar sobre o que é nacional está na moda, mas nós viemos fazendo esse trabalho direto com as marcas desde 2012. É fácil pegar carona na onda, o difícil é surfar nela desde o início. São cinco anos de horas e horas em frente ao computador, dúvidas, revisões, migrações, tudo feito por mim, Cássio Medici, e na raça mesmo, sem ajuda de ninguém.

Aproveitando o gancho, expresso aqui meu descontentamento com algumas marcas nacionais que simplesmente não estão nem aí, se acham mais do que outras, não se importam com seu público e muito menos se estão criando algo duradouro. Tem muita gente que pega carona para ganhar o seu, não estou dizendo que o pensamento é errado, mas depois também não vem falar que o que é nacional não é valorizado. Dos diversos contatos que faço, muitos simplesmente não têm a decência de responder um e-mail, um questionário sobre a marca então, esquece. E depois que sair lá na capa do site para mostrar pro amiguinho que está no topo. Sem falar nos que pouco se importaram com nossa caminhada e de repente acham que tudo faz sentido.

Também não posso deixar de lado sobre valorizar o seu trabalho. Sempre vejo esses discursos nas redes sociais falando sobre a valorização e precificação do trabalho e o quanto isso é complicado aqui no Brasil, a galera de comunicação vai entender bem essa. Quem tem um negócio/marca/freela sabe o quanto é difícil fazer a engrenagem rodar, pois é, ter um site também é assim. Nada vem de graça, existem contas a pagar, existe uma demanda, existe um tempo a ser gasto. Portanto, da mesma forma que valorizamos o que é estampado em nosso site com orgulho sobre marcas nacionais, valorize o nosso trabalho, nós também precisamos fechar as contas no fim do mês. Aquele papo: “Ah fulano não cobra nada”, é uma triste constante que precisa acabar.

O desabafo era necessário, pois todo mundo vê certas coisas e não tem coragem de falar.

Para finalizar vou começar agradecendo a minha esposa Bruna Cantero por manter a chama acessa nas diversas vezes em que pensei em desistir, por me ajudar com textos, entrevistas e principalmente por acreditar no meu sonho, que um dia irá se concretizar, fazer esse hobby virar um trabalho fulltime.

Por fim, um muito obrigado a todas as marcas que valorizam e acreditam na importância do papel que o Streetwear Brasil tem na propagação e fortalecimento da cultura no país. Um salve especial para aquelas que deixaram o ego e glamour de lado e toparam seguir seus caminhos junto comigo desde o começo, na camaradagem, sem cobranças e sem exigir recompensas em troca.

Vida longa Streetwear Brasil, você merece!

Cássio Medici
Fundador e editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *