A marca nova-iorquina se uniu ao fotógrafo e artista conterrâneo, Andres Serrano, em parceria controversa.
A colab conta com estampas retiradas de trabalhos polêmicos e consagrados do artista, como “Piss Christ”, “Madonna & Child II” e “Blood and Semen II”. Moletons canguru, camisetas e kit, composto blusa e calça de moletom, compõem a parte de vestuário.
Aproveitando o gancho, a marca trouxe para três clássicos da Vans, Sk8-Hi, Chukka e Old Skool, o icônico trabalho de Serrano estampado no cabedal dos tênis.
A parceria Supreme x Andres Serrano desembarcam nas lojas físicas e online de Supreme nesta quinta (21/09), e no Japão no sábado (23/09).
Andres Serrano
Nascido na cidade de Nova Iorque, em 1950, o trabalho do fotógrafo explora a religiosidade católica e fluídos corporais como, sangue, urina e sêmen.
Serrano sempre foi alvo de muitas críticas por parte da Igreja Católica, mas isso não o impediu de criar uma de suas obras mais geniais, a “Piss Christ” de 1987. A imagem de um crucifixo plástico mergulhado em um tanque contendo a urina do artista causou uma polêmica gigante, gerando protestos e ameaças de morte após sua exibição. Ao mesmo tempo a obra se consagrou, sendo considerada uma das 100 fotos mais influentes de todos os tempos, segundo a revista americana Time.
Outro trabalho muito conhecido é o “Blood and Semen II”, que contou com uma mistura nojenta, mas genial, de sangue menstrual e sêmen. Segundo consta, a obra foi criada para chamar a atenção para o tratamento da AIDS, assunto que estava ganhando força em 1990, quando foi concebida.
Os trabalhos do artista inspiraram a banda de heavy metal, Metallica, que usou duas de suas fotografias como capas de álbum. “Blood and Semen III” foi usada na capa do álbum Load (1996) e “Piss and Blood” no álbum ReLoad (1997).