Lendo agora:
Paa Joe cria caixões em formato de tênis clássicos da Nike
Leitura de 3minutos

Paa Joe cria caixões em formato de tênis clássicos da Nike

Você é viciado em tênis? Está sempre lendo sobre o assunto, procurando grails e comprando vários pares? Se as respostas foram sim provavelmente você vai querer ser enterrado em um caixão do artista ganês Paa Joe.

Paa Joe nasceu em 1947 na capital de Gana, a cidade de Acra. Por lá, é considerada tradição a confecção de caixões customizados e personalizados. Isso teve início nos anos 50, quando seu tio o carpinteiro Seth Kane Kwei, decidiu homenagear sua avó com um caixão em forma de avião, transporte no qual ela era fascinada. A partir deste momento Seth começou a receber diversas encomendas e na década seguinte os caixões diferentões já faziam parte dos funerais locais.

Paa Joe (An African Art Affair/Reprodução)

Ao longo das décadas seguintes surgiram diversos estúdios especializados na arte pela cidade. Passado de geração em geração o processo de fabricação exige muita técnica, talento e conhecimento histórico. Os caixões são feitos a partir da madeira da árvore local wawa e demoram de duas a seis semanas para ficarem prontos. Tudo é feito à mão, de forma artesanal.

Apesar de toda essa herança, foi só a partir dos anos 2000 que esse tipo de arte foi exportada para o mundo todo.

Paa Joe começou a se envolver com o processo em 1989. Desde então seu trabalho ganhou destaque internacionalmente, isso porque ele começou a criar caixões em formatos de símbolos ocidentais como uma garrafa de Coca Cola, um celular tijolão da Nokia e recentemente dois tênis da Nike. Atualmente ele é considerado um dos mais importantes construtores de sua geração, tendo seus caixões expostos em diversos museus ao redor do mundo, incluindo países como Estados Unidos, Japão e Europa.

Nike Air Max 95

Convidado para uma exibição em Berlin, em abril deste ano, o artista resolveu criar um caixão inspirado no clássico modelo da Nike. A obra conta com detalhes fiéis ao sneaker, incluindo suas inconfundíveis linhas e a bolha de ar no calcanhar. Feito de madeira, tinta a óleo e interior em tecido, o caixão pode ser adquirido por € 10.000 euros, o equivalente à R$ 42,000 reais.

Nike Air Jordan 1

Recentemente, Paa foi convidado para expor mais uma de suas obras na inauguração da galeria parisiense Ruttkowski;68. Para a exibição ele criou um caixão inspirado no icônico Air Jordan 1 BRED. A inusitada tumba segue o mesmo shape e colorway do tênis, incluindo até os cadarços.

“Descanse em paz e que seu grail o acompanhe”

Deixe um comentário

Input your search keywords and press Enter.
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!