O segredo de sucesso da sua marca é você

o segredo de sucesso da sua marca e voce - O segredo de sucesso da sua marca é você
Nigo (BAPE)/Shawn (Stussy)/James (Supreme)

Semanalmente sou procurado por diversas pessoas que sonham em ter sua marca própria e viver disso. De cara já digo que não existe fórmula mágica e que nada acontece do dia para a noite.

A cena da moda urbana no Brasil deu uma boa estourada de uns três anos para cá e, com isso, começaram a surgir diversas marcas brasileiras pelo País inteiro. Movidas pelo sucesso de outros nomes consolidados no mercado, muitas pessoas decidiram tirar suas ideias da cabeça e colocá-las em prática.

O que destaca uma marca da outra é sua essência, seu ideal, o que a pessoa quer transmitir através dela. Logo, cada um tem visões diferentes sobre o que é legal ou não, e isso é que deve ser a força motivadora dessa empreitada. Não existe essa de fazer assim ou assado que vai dar certo! É importante fazer algo vendável, sim, porém mais importante do que isso é transmitir personalidade e mensagem, pois só assim o público vai se identificar com sua marca. Acredite no que você tem em mãos, você tem que ser o maior investidor e fomentador da sua marca, caso contrário ninguém vai botar fé.

Ninguém sabe de tudo, por isso, se você vai ter uma marca própria saiba que vai ter que aprender bastante e diariamente. A prática é ótima nesse caso, pois conforme vamos lidando com as coisas no dia a dia, vai se tornando algo automático. É o processo de aprendizado no formato de erros e acertos. Ter uma marca envolve matéria-prima, produção, desenvolvimento e uma série de processos. É mais complicado do que parece, no entanto, mais simples do que se imagina quando se tem foco.

Nem todas as marcas vão estourar e isso não é ruim. Sucesso é algo pessoal e varia muito de pessoa para a pessoa. Se seu caso vender mais é sinal de sucesso, tudo bem, por outro lado, se passar uma mensagem legal e ela ser consumida pelas pessoas, for sua meta, tudo bem também. Isso é bem relativo. Eu acredito em um público fiel que, além de usar a marca, a carrega como uma de suas bandeiras pessoais e isso não é determinado se a marca vende mais ou menos, se tem mais ou menos seguidores nas redes sociais.

O mercado nacional é difícil, pois a concorrência é direta com o que vem da gringa e infelizmente ainda há bastante resistência do público brasileiro em consumir o que é feito por aqui. Os dois fatores mais determinantes são: preço e a qualidade. Existe aquela ideia do que o que é fabricado por aqui tem que ser obrigatoriamente mais barato e isso está errado. A produção no Brasil é cara também e muitas marcas acabam ainda sempre empatando nas vendas das coleções ou então tendo que liquidar peças para criar novas coleções. Essa ideia de ficar rico com marca nacional é possível mas demora, além de exigir muito foco e trabalho duro, assim como qualquer outra coisa que você se proponha a fazer.

Não sei o porque mas brasileiro não consegue associar que produto nacional pode ter qualidade igual ou superior com o que é comercializado lá fora. Pode ser que em algum momento do passado isso era uma verdade, entretanto, atualmente temos muita qualidade nos produtos daqui e eles não deixam a desejar nenhum pouco do itens que as pessoas pagam tão caro para ter.

Percebem como essa equação é complicada, cada um cria seu modelo de negócio próprio e diferente de outros segmentos em que existe um caminho guiado a percorrer, empreender através de sua marca própria é tentativa, erros e acertos.

Minhas dicas são:

– Tenha consistência no que vai apresentar
– Conte histórias através dos seus produtos
– Seja original, não no sentido de criar algo totalmente inovador, mas de fazer algo que represente o que você quer passar
– Tenha paciência
– Viva sua marca, trabalhe duro nela em todos os aspectos

Como disse no início desse texto, não existe fórmula mágica mas seguindo alguns desses passos uma coisa é certa, o resultado cedo ou tarde vai vir e quando vier você tem que estar preparado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *