Dickies: Guia definitivo para você comprar sua calça

Fabricadas inicialmente para trabalhadores que pegavam pesado no dia a dia, as calças da marca americana Dickies se tornaram um verdadeiro símbolo de qualidade, versatilidade e estilo. Tanto que a peça foi adotada por diversos públicos, de pintores e peões de obra até skatistas e amantes da cultura urbana em geral.

Porém, uma dúvida que sempre surge na hora de comprar as calças da marca: Qual modelo escolher? Para esclarecer essa pergunta, criei esse guia para desvendar como é o caimento de cada modelo.

Antes disso, é importante entender como funciona a tabela de medidas da Dickies. Geralmente, soma-se +10 ao tamanho da marcas dos Estados Unidos, ou seja, logo uma calça tamanho 30 equivale ao tamanho 40 no Brasil e, assim, por diante.

Um ponto positivo das marcas de workwear é que fabricam peças de tamanhos variados, logo você consegue comprar uma calça tamanho 41, por exemplo, algo que não estamos acostumados a ver por aqui. Essas marcas possuem grades com tamanhos intermediários, sendo assim, você encontra calças de cintura 38/39/40/41 e assim por diante. O mesmo se aplica ao comprimento das pernas, no qual você pode escolher um tamanho ideal, eliminando a chatice de de ter que mandar fazer a barra.

Exemplo prático: você pode comprar uma calça tamanho 40 de cintura e 42 de comprimento ou uma 38 de cintura e 41 de comprimento. Os tamanhos são representados pela medida da cintura (weight) representada pela letra ‘W’ e pelo comprimento (length) pela letra ‘L’. Portanto, vai encontrar descrito dessa forma: 30W x 32L.

Dickies Guia definitivo para você comprar sua calça 02 - Dickies: Guia definitivo para você comprar sua calça
Dickies/Reprodução

Introdução devidamente dada, vamos aos modelos mais usados.

1. 874 Original Work Pant

Largamente difundida entre os skatistas pelo corte reto e caimento baggy, o modelo é o mais vendido e o mais tradicional da marca. A 874 possui cintura alta e bem ajustada, portanto, para usar com um pouco de folga é necessário comprar um número acima do que usa normalmente. O corte reto também influência no caimento nas pernas, ficando mais folgadas pelo recorte. Por ser o modelo mais tradicional, a peça está disponível em várias cores.

Dickies Guia definitivo para você comprar sua calça 03 - Dickies: Guia definitivo para você comprar sua calça
Urban Industry/Reprodução

2. 873 Slim Fit Straight Leg

A diferença deste modelo está no caimento abaixo da cintura e nas pernas, que são ligeiramente ajustadas do quadril para baixo. O visual da 874 e da 873 é bem parecido, com o diferencial apenas no caimento. Isso torna a 873 uma calça mais versátil e casual, já que o outro modelo é mais “bruto”, em relação ao design e a forma de vestir.

Dickies Guia definitivo para você comprar sua calça 04 - Dickies: Guia definitivo para você comprar sua calça
Size?/Reprodução

3. 872 Skinny Straight

Esse modelo é para quem curte uma calça ajustada, porém um pouco mais folgada na área do quadril e das coxas. A 803 começa a ficar um pouco mais apertada das coxas para baixo, mas apesar de ser mais colada no corpo ainda sobra espaço no quadril e nas pernas.

Dickies Guia definitivo para você comprar sua calça 05 - Dickies: Guia definitivo para você comprar sua calça
Violent Green/Reprodução

4. 803 Slim Skinny

Se você curte aquele tipo de calça agarrada no corpo este modelo é o ideal. Essa calça é totalmente justa, da cintura até as pernas. Neste caso, você deve comprar exatamente seu número caso esteja habituado a usar uma calça apertada, caso contrário, recomendo pegar um número maior.

Dickies Guia definitivo para você comprar sua calça 06 - Dickies: Guia definitivo para você comprar sua calça
Pinterest/Reprodução

A marca tem uma infinidade de variações de calças com outros tipos de cortes e materiais, mas esses modelos são alguns dos mais usados e, assim, pode te ajudar a ter uma base para descobrir qual combina com o seu estilo.

Dickies Guia definitivo para você comprar sua calça 01 - Dickies: Guia definitivo para você comprar sua calça