Lendo agora:
SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies
Leitura de 4 minutos

SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies

728x90 4 - SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies
streetwear brasil entrevista aoran draganov pig homies skateshop 01 - SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies

Fotos: Cássio Medici

As skateshops sempre foram lugares que iam muito além da venda de roupas e acessórios para a prática do esporte. Talvez essa essência tenha se perdido atualmente, porém, foi esse ambiente de ponto de encontro da galera que motivou o andreense Aoran Draganov, 26 anos, a criar a Pig Homies.

Batemos um papo com o cara para entender um pouco de sua vivência dentro do skate, de como surgiu a PH e como a loja tem apoiado e fomentado o skate em Santo André, no ABC Paulista.

streetwear brasil entrevista aoran draganov pig homies skateshop 15 - SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies

Nascido e criado no Parque Pignatari, em Santo André, Aoran conheceu o skate por meio de seus primos que andavam de bike e skate. Também influenciado por eles, começou a escutar bandas como Charlie Brown Jr., Raimundos e Planet Hemp.

“Foi no natal de 1999 que eu ganhei meu primeiro skate e o CD “Preço Curto…Prazo Longo”, do Charlie Brown Jr. O estilo de vestir do Chorão me influenciou bastante na época.”

Desse ponto em diante o skate dominou a vida do cara. Mas foi só em 2016 que Aoran tirou do papel um dos seus sonhos, ao abrir sua própria loja. O andreense conta que no bairro havia apenas uma loja que vendia produtos de skate, mas nunca a considerou uma skateshop, pois a mesma vendia diversos produtos que não estavam ligados somente ao esporte.

“Tinha uma loja que vendia produtos de skate mas não direcionada ao esporte e o pior eram todos falsos ou de má qualidade. Eu odiava ter que comprar naquela loja mas infelizmente era o que tinha na vila” comentou Aoran.

A partir disso ele teve o insight de criar a Pig Homies. Para concretizar o projeto, Aoran vendeu o carro, um Fiesta, por R$ 17 mil. O empreendedor afirma que desde o início a ideia era que o espaço não fosse apenas para venda de produtos relacionados ao skate, mas sim um local para reunir a galera e trocar ideias. Isso se somou com a crew de skatistas do bairro, composta por 25 caras, que ajudaram a montar a loja. Para a inauguração, que aconteceu em julho de 2016, ele organizou um campeonato de Best Trick.

“A Pig Homies é uma skateshop de skatista para skatista que visa apoiar os atletas locais e fomentar o crescimento do esporte na área. Na verdade é mais do que isso, é um espaço que vai além do skate, que reúne diversas pessoas e vivências.”

Grande parte das ideias e projetos relacionados a loja surgem das sessões de skate da crew. Logo, a ideia de fazer campeonatos aconteceu de forma natural. Segundo Aoran, esse é o tipo de coisa que as skateshops precisam fazer para incentivar os atletas e a comunidade local. Tudo o que ele faz relacionado à loja é pensado como forma de impulsionar o crescimento dos skatistas do bairro.

“Na minha opinião o propósito do skate é fazer amizades e juntar a galera. Por isso, a crew do Pig é tão importante, pois junto com esses caras conseguimos construir uma cena. Em dois anos e meio de Pig Homies, realizamos oito eventos entre Best Tricks e campeonatos.

Visibilidade

Um dos projetos que destacaram a Pig Homies no cenário nacional foi a coleção e o vídeo intitulado “Santo André”. Todo projeto foi pensado e realizado por artistas, filmmakers, músicos e skatistas da cidade. A coleção contou com 36 peças que se esgotaram no dia do lançamento.

Já o vídeo ganhou destaque por mostrar a força do skate andreense.

“A coleção e vídeo fizeram a galera ter orgulho da cidade de Santo André. Refizemos algumas vezes as peças e simplesmente não pararam na prateleira. Agora pretendo transformar a “Santo André” em uma submarca da loja e a proposta é que vire uma espécie de souvenir para a galera que vier andar de skate aqui na cidade.”

streetwear brasil entrevista aoran draganov pig homies skateshop 14 - SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies

Próximos passos

Aoran ressalta que tem grandes planos para o futuro da PH, cuja ideia é fomentar mais eventos que unam skate e música, como referência ao formato da skateshop americana Programme. Outra proposta da skateshop é ampliar a loja para um espaço que reúna pista de skate e lanchonete.

streetwear brasil entrevista aoran draganov pig homies skateshop 18 - SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies

banner lateral - SWBR entrevista Aoran Draganov da Pig Homies
Input your search keywords and press Enter.
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!