Por favor, pare de se vestir igual a todo mundo!

Em um mundo cada dia mais recheado de outfits caros, listas de tênis mais quentes do momento e sugestões de como montar looks de streetwear lacradores, eu trago uma questão pertinente: estamos nos vestindo porque realmente nos identificamos com as peças de roupas ou queremos ser aceitos e nos encaixar dentro de um certo padrão?

A era digital e suas ferramentas sociais têm exercido um papel positivo e negativo ao mesmo tempo quando o assunto é estilo pessoal. Se vestir bem nunca foi tão importante quanto antes! A enxurrada de influenciadores digitais trouxe consigo milhares de likes, mas ao analisar melhor os perfis mais seguidos logo notamos que, na maioria, as pessoas se vestem de forma semelhante, quando não iguais.

Não existe nenhum problema nisso. Afinal, as pessoas sempre serão influenciadas pelas coisas que veem, assistem, leem, mas transformar e adaptar essas informações em algo que faça sentido para você leva algum tempo e também requer amadurecimento. O que me incomoda é que, apesar do streetwear ser um gênero amplo e inclusivo, sempre os mesmos looks e visuais são evidenciados. Assim como na moda tradicional, parece que atualmente as pessoas têm que usar isso ou aquilo para estarem “credenciadas” em determinado padrão ou grupo social.

swbr pare de se vestir igual a todo mundo 02 - Por favor, pare de se vestir igual a todo mundo!
Instagram/Reprodução

+ Metropolitan traz cores quentes em primeiro drop de 2019
+ NemeN aposta em novos materiais e técnicas em coleção SS19
+ BFF de KAWS com a Dior está sendo vendido por R$28.000

Por isso, acho uma besteira aquelas listas do tipo “5 tênis que estão bombando”, “Camisetas para usar em 2019” e por aí vai. O estilo de se vestir tem que ser definido por quem você é, pelas vivências e inspirações, e não ser ditado ou influenciado por alguém que, na maioria das vezes, só faz isso para atrair mais likes.

“Se alguém tem que te dizer o que vestir, que tênis usar ou que marcar cultuar, você definitivamente precisa rever seus conceitos”

Por outro lado, acho que a quantidade de informação e lançamentos estão deixando as pessoas “perdidas” dentro da cultura. É tanta coisa toda hora que as pessoas não estão sabendo digerir tudo isso. Claro, também falta um pouco de interesse em se aprofundar, filtrar e entender todo esse conteúdo. Esse processo é importante para que você tenha certeza do que gosta ou não, e se aquilo que você vê realmente faz sentido para sua vida.

swbr pare de se vestir igual a todo mundo 03 - Por favor, pare de se vestir igual a todo mundo!
Highsnobiety/Reprodução

Eu entendo que a insegurança gerada pelas redes sociais e a busca por aceitação são cada vez maiores, porém, esses elementos têm dado origem a uma legião de pessoas que estão se transformado em cópias uns dos outros. São tantas pessoas querendo seguir os mesmos padrões que, apesar de se acharem “diferentes”, acabam se tornando iguais, sem contar que pouco agregam para a cultura em geral, já que a diversidade deveria estar cada vez mais presente dentro da moda urbana e não a padronização do estilo.

Por isso, encerro esse texto com uma dica: por favor, pare de se vestir igual a todo mundo!

swbr pare de se vestir igual a todo mundo 01 - Por favor, pare de se vestir igual a todo mundo!

swbr pare de se vestir igual a todo mundo 04 - Por favor, pare de se vestir igual a todo mundo!
Instagram/Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *