High Fashion versus Streetwear?

Calma! Você não entrou no site errado, não se assuste. Hoje vou falar sobre a pré-coleção masculina primavera/verão 2014 da Givenchy.

Deve estar se perguntando: “Pô mais o que a Givenchy tem a ver com o streetwear?”. Parece que não, mas as marcas high fashion e o streetwear têm trocado figurinhas ultimamente.

O streetwear sempre foi deixado de lado, principalmente por vir das ruas e ser um estilo underground e alternativo da moda. Já as marcas de alta costura sempre tiveram maior destaque, pois carregam nomes de estilistas famosos mundialmente. Porém, ao longo desta década o cenário começou a mudar. Além do streetwear ter conquistado seu espaço, as marcas high fashion começaram a buscar outras referências para suas coleções dentro do streetwear.

Pela liberdade de expressão, o streetwear sempre procurou pegar ícones fashionistas para satirizar. Foi assim com diversas marcas (a própria Givenchy, Martin Maison Margiela, Comme Des Garçons, Calvin Klein, André Courrèges) que tiveram logos, estampas e até anúncios parodiados. Com isso, as marcas high fashion começaram a se interessar pelo que estava rolando no meio “underground” pois agrega um público muito importante, os jovens.

Peças todas estampadas, camuflagem, estilo esportivo foram ganhando força timidamente nas coleções fashionistas. Até que o designer italiano Riccardo Tisci (que no início da carreira trabalhou com a Puma) foi contratado como diretor criativo da Givenchy em 2005.

riccardo tisci 2013 - High Fashion versus Streetwear?
Divulgação

A partir daí, começou a ganhar prestígio aos poucos até que em 2011 seu nome explodiu no mundo da moda. Com sua estética considerada gótica (pelo uso exagerado do preto e branco), Tisci criou a famosa estampa de Rottweiler, que se tornou um heat imediatamente. Vários artistas como Kanye West, Rihanna, Theopilus London, Usher, passaram a usar a peça. No mesmo ano, o diretor criativo foi convidado por Kanye West e Jay-Z para criar a capa do CD “Watch The Throne”, que elevou ainda mais sua moral.

Em 2012, além de incorporar o Rottweiler em novas peças também trouxe uma nova estampa, de um tubarão. Neste ano, foi a vez de apresentar na coleção Primavera/Verão diversas estampas religiosas, incluindo uma que traz o rosto da cantora Madonna, no melhor estilo “Like a Virgin”.

A liberdade de inovar e criar coisas novas sempre foram características do streetwear. Não é novidade que no mundo da existem muitas inspirações que podem ser consideradas “cópias” e de tendências que vem e voltam. Nessa pré-coleção da Givenchy, por exemplo, vemos a presença forte das estampas camufladas e floral. O que me chamou a atenção foi que parece que já havia visto em algum lugar.

Após breve pesquisa, pude analisar as possíveis referências usadas. Primeiro, um dos itens que foi mais falado neste ano foram as peças com estampa floral da Supreme, inspiradas no álbum “Power, Corruption & Lies” do New Order. Segundo, looks totalmente camuflados já aparecerem em diversas coleções da BAPE, aliás esse é um dos carros-chefes da marca. Terceiro, a Billionaire Boys Club apresentou peças misturando listras de cores e tamanhos diferentes este ano.

Fato é que as marcas high fashion estão de olho nas tendências do streetwear. Já as novas marcas satirizam as fashionistas para alavancar o nome. Com isso fica a dúvida, quem “copia” quem?