As parcerias secretas da Supreme (Parte 3)

sup03 - As parcerias secretas da Supreme (Parte 3)

Começamos a desvendar as parcerias secretas da Supreme desde seu início em 1994 e para encerrar essa lista trago as últimas cinco parcerias envolvendo a marca.

Supreme x FILA (2007)

Em 2007, a marca americana se uniu à FILA para criar coleção cápsula inspirada em peças esportivas, carro-chefe da marca italiana. A coleção contou com headbands, munhequeiras, camisa polo e uma jaqueta com cores inspiradas na Gucci.

Segundo rumores, a parceria pode ter sido inspirada pelo fim da série “The Sopranos”, do canal americano HBO, na qual os personagens usavam roupas esportivas da FILA; ou, então, no estilo de MCs dos anos 1980, como Schoolly D e Mike D, do grupo Beastie Boys.

Um fato interessante é que, em 2002, a Supreme criou sua própria versão do sneaker FILA Fitness, que teve uma amostra feita, porém nunca foi lançado.

Supreme x Robert Crumb (2007)

Em 2007, o artista gráfico e ilustrador Robert Crumb, considerado o pai dos quadrinhos underground americanos, foi convidado para criar duas camisetas em parceria com a Supreme, que contavam com seus desenhos inconfundíveis.

Três anos depois cedeu os direitos de reprodução do seu logo “FUCK”, que serviu de tema para uma coleção de acessórios da Supreme com a Head Porter.

Supreme x Gabriel Urist (2007)

Em Nova Iorque os sneakers fazem parte da cultura da cidade, pensando nesse nicho o designer de joias Gabriel Urist lançou coleções que contavam com miniaturas de clássicos como Air Force 1, Air Jordan e Air Max. O artista do Brooklyn ganhou reconhecimento após desenhar joias para nomes de peso como New Era, Wu-Tang Clan, Jay Z e Kanye West.

Quando a Supreme decidiu lançar joias inspiradas no skate não havia outro nome além de Urist para o trabalho. A primeira peça lançada foi a roda de skate com dois diamantes pequenos e no ano seguinte, um truck de skate.

Supreme x The Hideout (2008)

Nos anos 1990 não era tão fácil conseguir coisas da Supreme sem que você visitasse as lojas de Nova Iorque ou Tóquio. Nessa época, lojas europeias como Bond International, Fly e Slam City Skates revendiam produtos da marca, mas com o passar dos anos foram sendo esquecidas. O único lugar para comprar produtos da Supreme era uma loja localizada no SoHo (Londres), a The Hideout.

Comandada por um dos membros originários da Stussy, Michael Kopelman e pelo lendário diretor da NikeLab, Fraser Cooke, a loja era o ponto para encontrar peças importadas de marcas como Neighborhood, Visvim, BAPE, entre outras.

Para celebrar seu aniversário de 10 anos, a loja colaborou com a Supreme em modelo de camiseta que trazia o mantra da loja “My Karma Drives Over My Dogma” escrito em fonte colegial na frente e box logo da Sup atrás.

Supreme x Malcolm McLaren (2009)

James Jebbia sempre foi um grande fã da cena punk europeia nos anos 1970 e junto com a música presenciou a ascensão de seus amigos, a designer Vivienne Westwood e o músico, empresário e artista visual Malcolm McLaren, até então namorados na época.

McLaren sempre foi um cara a frente de seu tempo: comandava duas lojas em Londres, foi o cabeça por trás da explosão da banda Sex Pistols e se tornou uma figura respeitada por seus trabalhos artísticos no início do hip hop, em Nova Iorque.

Artistas e marcas de peso como Keith Haring, Dondi White e Shawn Stussy trabalharam em projetos com o cara.

Unindo influências em comum, Supreme e o artista lançaram coleção pouco antes de sua morte. A cápsula contou com imagens e desenhos icônicos do cara estampados em camisetas, moletons, bonés e tênis da Vans.

Bom galera essas foram as 16 parcerias secretas da Supreme. Algumas nem são tão secretas assim, mas todas foram importantes para que a marca chegasse nesse patamar de frenesi mundial. Espero que tenham curtido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *