Lendo agora:
Conheça a marca brasileira Careta
Leitura de 2minutos

Conheça a marca brasileira Careta

Cansado de não achar as roupas que queria nas lojas, Fernando Baptista decidiu criar sua própria marca, a Careta.

Fundada em 2011, na cidade de Vila Velha (ES), a marca tem suas raízes fincadas na cultura urbana, trazendo como influências o skate do final dos anos 90, o hip hop e a arte de rua. Outra ideia disseminada por eles é sobre respeitar e amar o próximo.

O nome tem duplo sentido, reflete tanto o estilo de vida “careta”, no qual a pessoa não consome nenhum tipo de droga, seja lícita ou não, como também no sentido literal da palavra, por meio da alegria com brincadeiras e caretas.


Observando as marcas que faziam parte do meu estilo e que estavam em alta naquele ano, percebi que elas passavam uma imagem de que, se você usasse aquele tipo de roupa, seria considerado louco, bandido ou drogado. Na mesma hora tive um estalo e decidi fazer o contrário do que a moda de rua estava fazendo. Se estavam colocando mulher pelada e maconha nas peças, eu colocaria um cara tomando coca e comendo um biscoitocomentou o fundador em entrevista ao SWBR

COLEÇÕES

A primeira coleção “Vetor” serviu para apresentar a Careta para o público. Para isso, o fundador usou apenas dois logos da marca, desenho de careta e tag inspirada no graffiti. Indo na contramão do jogo, a marca seleciona pessoas diferentes para estrelar seus lookbooks. O primeiro registro foi com morador de rua que, inclusive, rendeu cobertura da mídia televisiva do Espírito Santo e de alguns jornais locais.

A nova coleção da marca foi feita em parceria com o grafiteiro e tatuador mineiro DRURB. A entrega conta com camisetas com estampas da Careta reinterpretadas no estilo do graffiti. São três modelos diferentes ‘Bomb’, ‘Fat Cap’ e ‘Tag’, que remetem a cada um dos estilos aplicados na criação das artes. Desta vez, o lookbook conta com um jovem com síndrome de down. A escolha foi manter a linha de pensamento da marca ao dar oportunidade e visibilidade para pessoas consideradas diferentes pela sociedade.

Se você gostou do que viu por aqui corre lá no mundocareta.com.br.

Deixe um comentário

Input your search keywords and press Enter.
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!