Banksy destrói pintura após ser leiloada por 5 milhões de reais

banksy destroi pintura apos ser leiloada 2 - Banksy destrói pintura após ser leiloada por 5 milhões de reais

Uma das raras pinturas de Banksy, “Girl with a Balloon” (2006), foi parcialmente destruída minutos depois de ter sido arrematada em um leilão da Sotheby’s em Londres.

Quem acompanha o trabalho do cara sabe que ele sempre deixou bem claro que não gosta quando as pessoas retiram suas obras da rua e as colocam em leilões. Segundo ele, se a obra foi feita na rua ela deve permanecer na rua, embora grandes casas de leilões e curadores de arte do mundo todo tem ido contra o pensamento de Banksy. Os trabalhos dele tem sido removidos constantemente para serem leiloados, isso inclui algumas obras feitas em paredes maciças de cimento.

O artista resolveu dar o troco desta vez. Imprevisível como sempre, ele deu um jeito de infiltrar dentro da moldura do quadro uma fragmentadora de papéis e um alarme. Assim que o leiloeiro bateu o martelo, vendendo a pintura por mais de £ 1 milhão de libras o equivalente à R$ 5 milhões de reais, imediatamente um alarme começou a soar e a pintura foi sendo rasgada em tiras.

Todos os presentes ficaram em choque e logo a equipe da casa a retirou da parede antes que fosse destruída por completo. Alex Branczik, chefe de arte contemporânea da Sotheby’s europeia, comentou: “Acho que o Banksy nos pegou”. Ainda em choque com a audácia do artista ele deu a desculpa que de o ato pode ter a valorizado ainda mais.

Outro fato que chamou a atenção é que aparentemente o próprio Bansky estava participando o leilão. Ele publicou uma imagem e um vídeo na sua conta oficial do Instagram como se estivesse vendo a cena acontecer em loco. Há relatos que um homem de óculos escuros tenha sido detido por supostamente esta envolvido no caso mas até o momento isso não foi confirmado.

https://www.instagram.com/p/BomXijJhArX

De acordo com os registros da Sotheby’s, “Girl with a Balloon” foi comprada do próprio artista em 2006. Agora nós sabemos porque Banksy vendeu uma pintura direto para uma casa de leilões, pois ele sabia que um dia o quadro seria leiloado e que sua brilhante ideia iria se concretizar na frente de todos os presentes.

Essa talvez seja uma das intervenções mais audaciosas que um artista já tenha realizado. Se tratando de Banksy acredito que ainda veremos muitas outras no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *