SWBR entrevista Rafael de Castro da Mycrocosmos Pants

Os skatistas sempre serviram de inspiração no streetwear, tanto pela autenticidade quanto pelo estilo de se vestir. Entre os bonés de aba reta, as camisetas largas e os tênis fat, uma peça sempre ganhou destaque: as calças.

As peças ficaram mais evidentes nos anos 90, quando os caras adotaram calças largas e retas, características presentes nas calças sociais. “Emprestadas” de marcas que faziam roupas para trabalhadores comuns, essas peças marcaram o estilo dos skatistas da época e acabaram se tornando atemporais.

mycrocosmos lookbook 1 01 - SWBR entrevista Rafael de Castro da Mycrocosmos Pants

Buscando resgatar essa essência, os paulistanos Rafael de Castro e Isabella Fiuza criaram a Mycrocosmos Pants, uma marca de skatista para skatista, que fabrica peças exclusivas sob medida. Trocamos uma ideia com Rafael que nos contou um pouco mais sobre as influências, o processo de criação das peças e os tipos de cortes adotados.

Como e por que surgiu a Mycrocosmos Pants?

A marca foi idealizada em 2015, quando nossos caminhos se cruzaram, mas começamos em 2016 com força total. Eu ando de skate há 20 anos, vim da época das calças largas do rap, vivi os anos 90 intensivamente, uma época que nós skatistas usávamos as calças sociais dos pais e avôs, tamanho 60. A Isabella com um senso empreendedor me ajudou nessa missão de progredir com a marca!

Já o nome Microcosmos significa o universo que habita dentro de nós seres vivos e como estamos conectados com todo o universo externo. Acrescentamos a letra ‘y’ para ser único! Nós já pirávamos nessas energias e em todo esse contexto, então, nasceu a Mycrocosmos Pants. Somos uma marca focada em calças.

Por que escolheram fazer especificamente calças?

O mercado estava carente de calças retas e largas. Queríamos algo diferente do que estava acontecendo e que fosse um processo realmente artístico, além de vestuário, ou seja, que pudesse ser customizado pelos nossos clientes e feito especialmente para cada um.

Como funciona o processo de fabricação.

É totalmente artesanal! Todas as nossas peças são feitas uma a uma, desde a modelagem até o acabamento. Marcamos o nome de cada cliente dentro da peça com giz na hora que estamos fazendo o risco e é tudo feito por nós com alma e boas energias, de forma consciente, slow fashion.

Usamos brim que nunca desbota, sarja, algodão, ripstop (tecido militar de guerra), náilon. Mas estamos sempre abertos para novos projetos e experimentações deixando os clientes livres pra criar. Constantemente pesquisamos novos materiais, linhas e tecidos para sempre fazer algo diferente para o nosso público.

Quais são as modelagens e os estilos de calças que confeccionam?

Nossa modelagem é reta e folgada, com ou sem bolso cargo na lateral, mas como disse produzimos sob medida deixando os nossos clientes livres para poderem criar e escolher suas medidas preferidas. Nesse tempo já fizemos inúmeros tipos de calças, com e sem elastano, reta, slim e também skinny.

Qual o público-alvo da marca?

O público-alvo a princípio foram skatistas, mas ao longo do tempo fomos abrangendo um público de outras áreas fora do mundo do skate como trabalhadores. Tivemos também uma grande aceitação do público feminino e agora não estamos mais definindo um gênero nem sexo, queremos ser livres e deixar as pessoas a vontade para criarem e usarem o que gostam!

Vi que começaram a trabalhar com outros produtos. A ideia é manter tudo artesanalmente, sendo vendido através de encomenda apenas?

Nos últimos meses começamos a produzir peças a pronta entrega! Contamos com a ajuda de colaboradores fundamentais. Como estamos estudando nós nos arriscamos a produzir novas peças (windbreaker, jaqueta de sarja, calça de náilon) e assim colocamos em prática todo nosso processo criativo!

Com as sobras de tecido optamos por criar algumas peças menores para gerar menos resíduos e ser mais conscientes. Criamos a hipbag e, inclusive,fomos umas das primeiras marcas da nova safra a fazer pochetes no Brasil), além de mini carteiras e bonés.

Queremos crescer com o trabalho artesanal e manter a exclusividade das calças sob medida, afinal calças serão sempre a nossa prioridade!

Se você curte calças duráveis e com ótimo custo-benefício corre lá no perfil da Mycrocosmos Pants e garanta a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *