Nirvana processa Marc Jacobs por copiar seu smile

nirvana processa marc jacobs 01 - Nirvana processa Marc Jacobs por copiar seu smile

A banda grunge americana Nirvana está processando o estilista Marc Jacobs por violar a patente do seu famoso logo de smile.

O logo criado por Kurt Cobain está protegido legalmente pela banda desde sua concepção em 1991. O principal símbolo do grupo foi usado em diversos materiais de divulgação, se popularizando mundialmente como uma marca registrada da banda. Apesar disso, diversas marcas já reinventaram e copiaram descaradamente o símbolo.

Em novembro do ano passado, Marc Jacobs relançou a “Grunge Collection”, coleção que celebrou seu lançamento mais conhecido. Lançada no verão de 1993, quando o estilista foi demitido da Perry Ellis – marca onde era diretor criativo – a coleção foi totalmente inspirada na cena grunge de Seattle. Isso incluiu a rebeldia e sagacidade do Nirvana, uma das precursoras do estilo musical.

Entretanto, essa nova entrega contou com diversos itens com o smile do Nirvana reinterpretado, no melhor estilo bootleg. Além disso, Jacobs incluiu na campanha da coleção diversas referências ás músicas da banda, além de um trecho do clipe “Smells Like Teen Spirit”. Tudo isso sem pedir nenhuma autorização para o uso do material.

nirvana processa marc jacobs 02 - Nirvana processa Marc Jacobs por copiar seu smile

É claro que o acontecimento não iria passar impune.

Segundo a Forbes, o Nirvana alegou que o comportamento do estilista é opressivo, fraudulento e malicioso – e que ele casou irreparáveis danos a banda, diminuindo o valor de seus produtos licenciados. Por isso, a banda entrou com dois processos no tribunal da Califórnia, buscando reparos financeiros e intelectuais.

Agora resta ao tribunal julgar se as ações procedem ou não, mas uma coisa é fato, essa não será a primeira e nem a última vez que marcas copiarão o smile do Nirvana.

Confira também em notícias, Hiroshi Fujiwara nega existência de Black Toe da Fragment Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *