Devemos comprar tênis e roupas em tempo de pandemia?

COVID-19, pandemia, quarentena, de repente do nada nossas vidas foram “paralisadas” por algo maior, que não vemos e não temos controle. Além do lado científico, político e financeiro de tudo isso também podemos trazer reflexões e repensar sobre nossa forma de consumo de roupas e tênis.

Pode ser que toda essa loucura que estamos vivendo acabe não afetando na maneira que muitos consomem e gastam seu dinheiro, mas com certeza muita gente está do outro lado, repensando sobre a forma que vínhamos consumindo antes da pandemia dominar o mundo.

Acho que esse é o momento certo para resgatar um assunto que já havia escrito alguns anos atrás sobre consumo consciente e de como é importante comprar produtos duráveis e que realmente façam sentido para o seu dia a dia. Com o isolamento social em prática, só reforça ainda mais essa ideia já que muita gente está descobrindo que pode viver tranquilo com o que tem no seu guarda-roupa.

+Opinião: Em busca do consumo consciente.

Vou um pouco além. Acho que esse momento também serve como reflexão como um todo, principalmente do que nos faz feliz como indivíduos, nas nossas famílias, amizades e grupos. O mundo atual acaba deixando tudo muito superficial e é nessas horas que temos que focar, e pesar, se realmente os bens materiais que temos são extremamente necessários e se nós precisamos dar tanta importância a eles.

Levando isso em consideração e vendo as grandes marcas mantendo seus calendários de lançamentos normalmente, eu penso: será que nesse momento temos que comprar novos tênis e novas peças de roupa? Será que essa é uma preocupação genuína em tempo de pandemia? Esse é um dos meus conflitos internos atualmente.

devemos comprar tenis e roupas em tempo de pandemia2 - Devemos comprar tênis e roupas em tempo de pandemia?

Por um lado, acho extremamente válido e apoio 100% que os consumidores comprem de marcas menores e nacionais, pois são as que realmente vão sentir a porrada nesse momento. Elas precisam mais do que nunca que vocês as valorizem e dêem suporte para enfrentar tudo isso. E antes que falem merda, quem me acompanha sabe que desde a fundação deste espaço eu sempre defendi as marcas brazucas, então fiquem sussa haters. Entendo também o suporte e apoio as lojas queridas que estão se adaptando e desdobrando para atender seus clientes mesmo com opções de trabalho e staff super reduzidos.

Por outro lado, no meu pessoal, não sinto que esse seja o momento de gastar dinheiro com isso, afinal todos vamos enfrentar momentos difíceis e incertos pela frente. Sou um cara bem positivo, mas nós não podemos ser ingênuos e achar que tudo vai voltar a ser como era antes daqui a 2/3 meses. A equação é muito mais complexa e temos que estar preparados para enfrentar os reflexos que esse tempo trará, não apenas financeiramente mas mentalmente também.

Considerando esse ponto, sugiro que consumam mais a cultura urbana, assistindo documentários, lendo textos e sites relevantes, vendo filmes que influenciaram a cena. Garanto que esse tipo de conhecimento não tem preço e vai fazer vocês entenderem mais a fundo tudo o que rola no cenário mundial do streetwear.

As coisas já mudaram e nós precisamos também.

Fiquem em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *