Urb Tradeshow – Marcas utilizam matérias-primas naturais

urb tradeshow marcas sustentaveis - Urb Tradeshow - Marcas utilizam matérias-primas naturais

A sustentabilidade de também esteve presente na Urb Tradeshow. Conhecemos duas marcas que não se preocupam apenas com o design dos produtos, mas também com a escolha dos materiais  para confeccioná-los. Como o tema está em alta, é interessante ver como materiais brutos e reciclados podem calçados e acessórios.

Veja

A marca de tênis francesa Veja (Vert no mercado brasileiro), criada há oito anos pelos amigos François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, se preocupa com a sustentabilidade. Desde o início, a ideia dos criadores eram confeccionar um sneaker que respeitasse a natureza. Por isso, depois de muita pesquisa, resolveram utilizar matérias-primas encontradas na Floresta Amazônica.

A lona dos sneakers é feita de algodão orgânico cultivado por agricultores nordestinos, a sola é feita com borracha natural nativa da Amazônia e o couro é curtido com tanino vegetal, sem cromo e sem metais pesados.

“Em cada coleção fazemos uma parceria com um artista. O nosso próximo lançamento será com o artista pernambucano Derlon de Almeida, que será lançado no primeiro semestre de 2014″, explica Morillion. O artista plástico e grafiteiro de 29 anos, que possui obras em países europeus, se inspirou em cordel nordestino (poesia populares). “Já  fiz parcerias antes, mas essa teve uma sintonia maior porque a intenção não era só utilizar uma ilustração do artista, mas mostrar a identidade e história do meu trabalho”, conta o artista plástico.

urb tradeshow vert shoes 01 - Urb Tradeshow - Marcas utilizam matérias-primas naturais

urb tradeshow vert shoes 02 - Urb Tradeshow - Marcas utilizam matérias-primas naturais

We Wood

A marca italiana We Wood utiliza madeira reutilizada para criar os relógios. Há um ano no Brasil, o material é tratado antes de ser transformado no acessório, que não utiliza substância química e tóxica. Além de ser 100% madeira natural, o produto é hipoalergênico. Cada acessório tem característica específica.

As coleções trazem variados tons de madeiras vindas de diferentes locais do mundo, como a Black-Wood (floresta da Tasmânia, na Austrália) e Guaiaco (nativa da América do Sul).

Além disso, a marca tem parceria com duas ONGs de reflorestamento, que são responsáveis por plantar uma árvore a cada relógio vendido.

urb tradeshow we wood 01 - Urb Tradeshow - Marcas utilizam matérias-primas naturais

urb tradeshow we wood 02 - Urb Tradeshow - Marcas utilizam matérias-primas naturais